abril 11, 2023

Conselhos de mãe 🦋

Ouvi há dias a frase :


A minha mãe ensinou-me muitas coisas, ensinou-me  o  mais importante, mas não me ensinou tudo, aliás, um dos ensinamentos que me deu foi que o conhecimento se pode adquirir de muitas maneiras e é uma descoberta constante e que devemos estar sempre em atualização, ensinou-me que o mais importante é sermos nós mesmos e amarmos  e  que sempre vamos estar seguros independentemente das circunstâncias.

Ensinou-me que também eu tinha algo para ensinar, bastando querer em mim mesma.

A viver e a prosseguir, a ir em frente, independentemente dos obstáculos no caminho. Também me ensinou que podemos chorar às vezes mas não por demasiado tempo, que nada é mais transformador que gargalhadas genuínas.



Deu-me muitos conselhos e os conselhos são ensinamentos que ficam mesmo depois de estar ausente fisicamente .

A presença, conforto, segurança do amor incondicional de uma mãe é algo difícil de explicar por palavras,

Afortunados de nós que o têm ou tiveram, pois conhecemos  o que é esse cálido colo de amor que nos apara todas as quedas, vertigens, dúvidas e percalços no percurso.

Viver sem uma mãe não é fácil, sem  uma mãe como a minha então, é difícil...Mas faz parte do ciclo inevitável do nascimento e da morte, quanto melhor o aceitarmos e  aprendermos mais felizes seremos, mas leva o seu tempo… E o tempo de “luto” , como lhe chamam,  varia de pessoa para pessoa …

Aconselhou-me a permanecer! A ser forte , resiliente e generosa!

Cada dia que acordo percebo o vazio, a ausência de rede nas agruras na vida, sei e confio que está comigo, nas memórias felizes que são  conforto ao meu coração, mas falta-me em tantas coisas, na permanência física que era na minha vida.

Há dias em que nada me motiva, há dias em que não tenho esperança nem fé...

E há dias em que me levanto e recuso a desistir e lembro-me de tudo o que me ensinou… Sobretudo do quanto me amava 🙏💕

Sem comentários:

Enviar um comentário