junho 02, 2020

Dia da criança, todos os dias ❤


Assinalam-se datas no calendário, na intenção de relembrar todos aqueles que possam estar mais distraídos, que não nos podemos esquecer, todos os dias, de ter ações que contribuam para sermos mais humanistas e menos egocêntricos. Contudo, todos os dias são  dia da criança (pelo futuro da humanidade), assim como da mulher (pela igualdade do género), da mãe e do pai (pelas afetos e cuidados na nossa existência individual), dos irmãos (pela partilha de vivências e experiências ao longo do nosso crescimento), do ambiente (que urge não negligenciar pelo futuro das gerações que nos seguem), da terra (nossa casa comum), entre outras datas igualmente fundamentais, para se refletir sobre o nosso papel e contributo na sociedade e no planeta. Estamos a viver tempos novos, tempos de mudança, e  queremos que o pós-covid possa ser celebrado como o sinal stop para a humanidade crescer e fazer diferente, fazer melhor. Se hoje é dia da criança, que o é todos os dias, não permitamos mais que se continuem a negligenciar crianças, a maltratar, explorar, nem lhes contaminemos mais a casa comum com o nosso lixo, o nosso consumismo desenfreado, a nossa alienação, a nossa negligência; enquanto adultos conscientes. Todos temos uma criança interior, é certo, e que essa criança nos recorde de como é bom ser criança e de como se confia nos adultos para construir o futuro. Que essa criança interior nos sirva para nos lembrar que somos adultos e temos uma responsabilidade social para com todas as crianças do mundo, nossos amanhãs e futuro da humanidade. Que os direitos das crianças sejam de facto respeitados, que tenham cada uma, conforto, carinho, alimentação, segurança, tempo para brincar e muitos sonhos para concretizar. Quando eu era criança e percebia que nem todas as crianças tinham a felicidade de ter as alegrias que pude experienciar, ficava indignada e achava que, com certeza, o mundo tinha de mudar.
A nossa indiferença pelo outro faz-nos, sim, menores do que podemos ser. Como adultos, deixemo-nos de desculpas e façamos um mundo melhor. Este é o desafio, agora, todos os dias.

Não sei se se têm apercebido mas há cada vez mais pessoas na rua, com máscara e sem máscara, parece que o confinamento deixou as multidões sedentas dos parques, das praias, dos espaços na natureza! (Também é um facto que há muitos shoppings encerrados e acreditaria que há uma possibilidade real de mudança em massa se não observasse ainda pouco civismo, como lixo largado pelo chão, por exemplo, sem qq respeito com o outro ou com os locais aprazíveis onde se pode caminhar ou piquenicar.) 

Há um longo e árduo trabalho para o despertar global ou consciência geral e isso passa pela educação, pela cultura, pela informação credível, pelo esclarecimento. 
Não só a saúde ou a distribuição de bens essenciais (ou outras funções que estiveram em acção a 100% no estado de emergência) são necessárias! 
Todos são necessários, que se valorize devidamente aqueles que trabalham em prol de uma humanidade melhor e pelo futuro. A saúde, a alimentação, a educação, a cultura, a arte, a alegria, o contacto com a natureza, a ciência, a história, o conhecimento, a descoberta, a socialização, a partilha, a empatia, a solidariedade, a verdade, são essenciais ao desenvolvimento humano. 

Dia da criança, todos os dias. 

Grata por me ter sido permitido ser criança e feliz e por continuar a  acreditar no futuro🙏

Sem comentários:

Enviar um comentário