junho 08, 2020

Lotação das praias e Dia Mundial dos Oceanos

Sei que um dos debates atuais na sociedade, com ou sem redes, são as lotações das praias e a sua sinalética, em consequência dos tempos epidémicos que experienciamos.
Aproveitemos então a aproximação do verão e a celebração do dia mundial dos oceanos, que deverá ser pensado e celebrado diariamente, para refletirmos um pouco sobre o que tem vindo a acontecer aos oceanos do nosso maravilhoso planeta azul.
Como suponho que saibam, os oceanos absorvem CO2  e estão a acidificar, em resultado do aquecimento global. Os corais são fortemente afetados por isso, mas não só, todos os organismos com conchas são também afetados, levando ao desequilíbrio do ecossistema. 
As consequências sentem-se  nos organismos marinhos e inevitavelmente  também em nós, humanos, que além de querermos um lugar ao sol para colocar a toalha na praia, obtemos muitos alimentos da pesca.

Em suma, não apenas a subida do nível do mar terá influência na vida do planeta mas o aumento da absorção de carbono pelas águas  tem uma ação direta nos ecossistemas  aquáticos, alterando a sua temperatura, levando a acidificação  e alterando os níveis de oxigênio e nutrientes essenciais para a manutenção do equilíbrio. 
As extinções em massa e a diminuição da biodiversidade não são filmes de ficção científica, assim como as pandemias também não. 
É hora de agir sim, de fazer escolhas de consumo conscientes  e  de exigir um futuro para a biodiversidade e para a espécie humana. 
Também a reflorestação é essencial para minimizar a absorção de carbono pelos oceanos. 
Pensem, informem - se e mmo que consigam o vosso quadrado de praia para colocar a toalha não se deixem dormir. 
Ah, e já agora, evite-se o plástico descartável e não se espalhe lixo descuidadamente sem a mínima consciência de que cada ação individual  tem impacto no coletivo.

#worldoceansday

Sem comentários:

Enviar um comentário